As Suturas na Odontologia - Blog - DBV Material Hospitalar

As Suturas na Odontologia

sutura odontológica

Como visto da matéria sobre fios cirúrgicos, o termo sutura se refere aos materiais utilizados para unir a pele e selar vasos sanguíneos.

Na odontologia as suturas são utilizadas, principalmente, para posicionar e manter firme o retalho cirúrgico, promovendo assim a cicatrização da ferida. Para realizar esse processo alguns itens são essenciais, como a agulha, o fio cirúrgico e o porta-agulhas.

A agulha pode ter diferentes calibres, formas e dimensões. A agulha ideal depende do tecido que será suturado (seu tipo e acessibilidade) e do diâmetro do fio cirúrgico.

Na hora de escolher o fio que será utilizado, é importante considerar suas características físicas e biológicas em relação ao processo de cicatrização do tecido que será suturado.

Na cavidade oral, dada as características da mucosa e da gengiva, os fios devem ser preferentemente finos com agulhas atraumáticas, podendo ser absorvíveis ou não, de acordo com cada caso cirúrgico e com as características do próprio paciente.

Tipos de Suturas

  • Ponto simples. Técnica indicada para a realização de suturas interdentais, enxertos, biópsias e exodontiais.
  • Ponto em X. Pode ser feito com o nó interno ou externo, ficando sempre 2 alças cruzadas interna ou externamente ao tecido.
  • Ponto em U. Técnica parecida com o ponto simples, mas ao atravessar as bordas da ferida a agulha volta em sentido inverso ao anterior, unindo-se os cabos. Pode ser feita de forma vertical ou horizontal.
  • Ponto contínuo simples. Série de pontos interrompidos com nós no início e no fim da sutura.
  • Ponto contínuo festonado. É uma modificação da sutura contínua simples. A cada passagem através dos tecidos, o fio é unido ao ponto passado anteriormente.

Devemos lembrar que a sutura ideal é aquela escolhida em decorrência do planejamento cirúrgico e das características do paciente. A técnica cirúrgica, a habilidade do cirurgião e os cuidados pós-operatórios realizados pelo paciente são fatores que favorecem uma boa recuperação.

Referências:

http://coimplante.odo.br/Biblioteca/Conceitos.pdf

http://odontoup.com.br/suturas/

COMPRE AGORA EM NOSSO SITE O FIO DE SUTURA IDEAL PARA VOCÊ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *